Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

..:: Gagarin retorna no 50º aniversário da odisseia espacial ..::









A Assembleia Geral da ONU declarou 12 de abril "Dia Internacional do Vôo do Homem ao Espaço". Moscou realizará  diversas comemorações, incluindo uma salva de artilharia de 50 tiros de canhão a partir do Kremlin.
Em outros países do mundo, Yuri Gagárin, o cosmonauta a fazer a primeira viagem ao espaço, será homenageado, como é o caso da estátua que será erguida na lendária praça Trafalgar de Londres, a primeira cidade que após seu histórico vôo, Gagarin visitou fora do espaço socialista.
Nem todos acreditavam que o voo tivesse sucesso, que Gagarin retornasse vivo e que não perderia a razão, portanto as autoridades soviéticas prepararam de antemão três versões oficiais sobre o fato.
Outra preocupação das autoridades dizia respeito à hipótese de Gagarin aterrissar fora do território soviético, por isso a agência oficial de notícias "Tass" preparou um documento informando todas as nações sobre a viagem do cosmonauta poderia aterrissar em seu solo.
O próprio Gagarin, muito consciente do risco da gravidade zero, escreveu uma carta a sua esposa, na qual dava permissão para casar-se novamente e pedia que educasse suas duas filhas "não como pequenas princesas, mas como pessoas normais".
Finalmente, a URSS emitiu um documento com o título de "Sobre o bem-sucedido retorno do homem do primeiro voo espacial" no qual dizia que "às 10h55 no horário de Moscou, a nave espacial Vostok aterrissou na região prevista da União Soviética".
E a odisséia no espaço estava só começando ...
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário